Página Inicial

 (84) 3218-2268

Áreas de Navegação

Interior

realizada em águas abrigadas, tais como, angras, baías, canais, enseadas, rios, lagos e lagoas.

Costeira

realizada em mar aberto, ao longo do litoral brasileiro, dentro dos limites de visibilidade da costa (normalmente, até 20 milhas náuticas) .

Oceânica

realizada em mar aberto, fora da visibilidade da costa (além das 20 milhas náuticas).

Você está em: Cursos Náuticos para Amadores > Como Tirar Carteira de Habilitação Náutica de Amador
Amadores

Como Tirar a Carteira de Habilitação de Amador Náutico

Dicas e Truqes

Muitas pessoas ficam nervosas só de pensar em tirar a Carteira de Habilitação de Amador (CHA). Mas o processo envolvido, apesar de trabalhoso, é bastante fácil e objetivo.

Este guia do Portal do Amador irá te mostrar como tirar a CHA além de te dar as principais informações sobre o assunto.

A Carteira de Habilitação de Amador (CHA) é um documento oficial e de porte obrigatório para todo condutor de embarcações de Esporte e/ou Recreio (lazer). A CHA possui informações sobre Identidade, CPF, categoria, validade, limites quanto a área de navegação, necessidades especiais e local de emissão. No entanto, por não possuir fotografia, a CHA só é válida acompanhada de outro documento oficial de identificação, com fotografia.

Vamos as dicas:

1) Primeiramente, é necessário que se tenha 18 (dezoito) anos completos, exceto para a categoria de Veleiro que tem como idade mínima exigida 8 (oito) anos de idade. E, saber ler e escrever.

2) Tenha em mente a categoria pretendida, categoria esta que pode ser:


Veleiro habilita a condução de embarcações a vela, sem propulsão a motor, em área de navegação interior
Motonauta habilita a condução somente de moto aquática (jet-ski), em área de navegação interior
Arrais-Amador habilita a condução de qualquer tipo de embarcação de esporte e/ou recreio (lazer), em área de navegação interior
Mestre-Amador habilita a condução de qualquer tipo de embarcação de lazer, entre portos nacionais e estrangeiros, nos limites da navegação costeira. Para habilitar-se nessa categoria, o candidato já deve estar habilitado na categoria de Arrais-Amador.
Capitão-Amador habilita a condução de qualquer tipo de embarcação de lazer, sem limites de afastamento da costa. Para habilitar-se nessa categoria, o candidato já deve ser habilitado na categoria de Mestre-Amador.

 

3) Regras válidas a partir de 2 de julho de 2012

- Para os habilitados antes dessa data:

  • O Arrais, Mestre ou Capitão-Amador que obteve habilitação antes de 02JUL2012, além da condução de embarcação de lazer na área autorizada para sua categoria, poderá conduzir moto aquática (jet-ski), até a data de vencimento de sua habilitação.
  • O Arrais, Mestre ou Capitão-Amador que se enquadre na situação acima, por ocasião da renovação da habilitação, se desejar continuar a conduzir moto aquática (jet-ski), deverá apresentar na Marinha o "Atestado de Treinamento para Motonautas", atestando que realizou aulas práticas, com no mínimo, três (3) horas de duração. Nesse caso, NÃO será exigido realizar prova escrita para Motonauta.

- Para as novas habilitações (Iniciantes - Primeira Habilitação)

  • Para a categoria de Motonauta, encaminhe-se a uma Marina, Iate Clube, Associação Náutica ou Escola Náutica que tenha curso cadastrado na Marinha, para realizar o treinamento prático em moto aquática (jet-ski) e obter o Atestado de Treinamento para Motonautas .
  • Para a categoria de Arrais-Amador, encaminhe-se a uma Marina, Iate Clube, Associação Náutica ou Escola Náutica que tenha curso cadastrado na Marinha, para realizar o embarque e obter o Atestado de Treinamento para Arrais-Amador , com no mínimo, seis (6) horas de duração.
    - Se na sua região não houver entidade cadastrada para ministrar os treinamentos e consequentemente fornecer a Declaração para Motonautas e/ou Atestado para Arrais-Amador, procure a Capitania da área para obter orientações de como proceder.
  • Para as categorias de Mestre-Amador e Capitão-Amador, não muda basicamente nada. Porém, se desejar pilotar moto aquática, deverá realizar o treinamento para motonauta, para averbar a categoria em sua atual habilitação.

4) Tendo realizado a parte prática o candidato a Motonauta e/ou Arrais-Amador, poderá assistir aulas ou realizar estudo autônomo para o exame teórico a ser realizado na Marinha sobre os seguintes assuntos:


Motonauta legislação náutica, luzes de navegação, luzes especiais e regras de governo de navegação, balizamento, primeiros socorros e noções de sobrevivência no mar.
Arrais-Amador legislação náutica, luzes de navegação, luzes especiais e regras de governo e navegação, balizamento, primeiros socorros, manobra de embarcação, combate a incêndio, noções de comunicações e noções de sobrevivência no mar.

Em Natal/RN e região, oferecemos o curso completo, constituído de aulas práticas e teóricas, pagamento das taxas de inscrição, inscrição do aluno na Capitania, até a entrega da Habilitação aos alunos aprovados.

 

 

Mais informações:
Celular: DDD 84 ► 99130-7398 [Oi] / 99697-5028 [TIM] / 99175-1011 [Claro] / 98721-6350 (Vivo)
E-mail: contato.portaldoamador@hotmail.com
WhatsApp: (84) 99697-5028

 


Copyright ©2007 - Telefone: (84) 3218-2268
Todos os Direitos Reservados
Mapa do Site | WebMaster | Contato