Página Inicial

Áreas de Navegação

Interior

realizada em águas abrigadas, tais como, angras, baías, canais, enseadas, rios, lagos e lagoas.

Costeira

realizada em mar aberto, ao longo do litoral brasileiro, dentro dos limites de visibilidade da costa (normalmente, até 20 milhas náuticas) .

Oceânica

realizada em mar aberto, fora da visibilidade da costa (além das 20 milhas náuticas).

Você está em: Amadores > Categorias
Amadores

Categorias de Habilitação

Navegante Amador é a denominação dada a todo aquele com habilitação certificada pela Autoridade Marítima (Marinha do Brasil) para conduzir embarcações de esporte e recreio, em caráter não profissional.

A Carteira de Habilitação de Amador (CHA) é o documento que credencia o seu portador a conduzir embarcações de esporte e recreio. A obtenção desse documento se faz por meio de exame (prova).

Os Amadores podem ser habilitados em uma das seguintes categorias:

  • Veleiro (VLA) - apto para conduzir embarcações miúdas à vela sem propulsão a motor, nos limites da navegação interior.
  • Motonauta (MTA) - apto para conduzir moto aquática ou similar nos limites da navegação interior.
  • Arrais-Amador (ARA) - apto para conduzir embarcações de esporte e recreio nos limites da navegação interior, exceto moto aquática.
  • Mestre-Amador (MSA) - apto para conduzir embarcações de esporte e recreio entre portos nacionais e estrangeiros nos limites da navegação costeira, exceto moto aquática.
  • Capitão-Amador (CPA) - apto para conduzir embarcações de esporte e recreio entre portos nacionais e estrangeiros, sem limite de afastamento da costa e sem outros limites estabelecidos, exceto moto aquática.

Anote aí

Qualquer categoria amadora poderá conduzir moto aquática, devendo observar as seguintes regras básicas:

  1. A nova regra, válida a partir de 2 de julho de 2012, exige que o Arrais, o Mestre e o Capitão-Amador habilitado a partir dessa data, obtenha habilitação de Motonauta se desejar conduzir moto aquática.
  2. Para quem já possui habilitação náutica como Arrais, Mestre ou Capitão-Amador, obtida antes de 2 de julho de 2012, poderá conduzir moto aquática até o prazo de validade da habilitação. Nesse caso, por ocasião da renovação da habilitação, o navegante amador deverá ter especial atenção quanto ao cumprimento dos requisitos para obter habilitação de Motonauta, para continuar a conduzir moto aquática.
  3. Caso o Arrais, o Mestre ou o Capitão-Amador, habilitado antes da data acima, não tenha interesse de permanecer com o direito de conduzir moto aquática, terá sua habilitação renovada sem a exigência de cumprir os requisitos para obtenção da habilitação de Motonauta.

Lembre-se:
Somente a Marinha do Brasil possui atribuição legal para conceder a Carteira de Habilitação de Amador (CHA).


Copyright ©2007 - Telefone: (84) 3218-2268
Todos os Direitos Reservados
Mapa do Site | WebMaster | Contato