Fazendo-se ao Mar

Depois de todos os preparativos e após um derradeira checagem, pode largar as espias e começar a navegar. Entretanto, seja cuidadoso!

  • Em um atracadouro ou fundeadoruo de Iate Clube ou Marina, observe o trânsito existente e com seus próprios movimentos para deixar o local. Afaste-se em baixa velocidade (3 nós).
  • Não fique distraido recolhendo defensas e aduchando cabos ao ponto de um abalroamento se tornar iminente e pegá-lo de surpresa.
  • Não produza grandes marolas, pois podem causar acidentes ou até avarias em outros barcos que estão atracados.
  • Lembre-se que você tem um CALADO e que a sinalização náutica existe para lhe orientar, mostrando por onde passar e por onde não passar.
  • Em um CANAL ESTREITO mantenha-se sempre a BORESTE. Em um canal para grandes navios seu lugar é do lado e "por fora" do canal marcado, onde há, normalmente, água suficiente para pequenas embarcações.
  • Se você precisar cruzar o canal, faça-o da mesma forma que você age quando atravessa a rua. Olhando em todas as direções e então, cruzando tão rapidamente quanto possível.

Atenção!

A primeira coisa que você vai aprender diferenciar é o "vento interior", próximo à terra e em águas abrigadas, do "vento exterior" de mar aberto. Se o primeiro, com alguma intensidade, provoca as ondas que chegam "rolando" e que o preocupam, prepare-se, pois o pior é "lá fora". Na dúvida, CANCELA A SAÍDA!
Lembre-se: O que distringue o bom marinheiro de um "homem de terra" dentro de um barco, provavelmente seja seu agudo cuidado com as coisas em torno dele!